16 Setembro, 2019

Cidade guiada: um filme e uma reflexão sobre o turismo de Lisboa

Uma tese de mestrado em Antropologia da NOVA FCSH deu origem ao filme “Cidade Guiada” –  um olhar sobre a revalorização do centro de Lisboa através do turismo.

Quando outros países têm outra coisa a vender, Portugal vende as suas cidades.” A afirmação é de Mara, guia turística que participa na tese de mestrado de Catarina Leal em Antropologia (2014) da NOVA FCSH  e no filme que dela resultou – “Cidade Guiada”. Em ambos são discutidos os desafios da reabilitação do centro histórico de Lisboa.

Através de visitas guiadas por Alfama, Mouraria e Graça e das conversas que se vão gerando entre os seus guias turísticos, o filme documenta a forma como o turismo tem acelerado o processo de reabilitação destes bairros. Porém, a perda de antigos habitantes  e das “pessoas autênticas” gera uma autenticidade encenada para agradar a turistas.

Este reverso da medalha é representando num dos muitos diálogos do filme: “acabaram com as tabernas, agora fazem coisas a imitar tabernas; acabaram com as padarias, agora fazem coisas a imitar padarias”.

Créditos da imagem: Nuno Pires Soares.