9 Dezembro, 2018

Desvendar a Mouraria antes do terramoto

Legenda da imagem: pormenor do painel de azulejos Lisboa antes do Terramoto (Museu Nacional do Azulejo).

Como era a Mouraria antes do terramoto de 1755? Uma exposição organizada por investigadores da NOVA FCSH mostra objetos de épocas medieval e moderna recolhidos nesse bairro de Lisboa, no sítio do Quarteirão dos Lagares.

Entre ruínas e aterros, integrando objetos do quotidiano que testemunham vivências sociais e económicas de outros tempos, reconstrói-se o passado do Quarteirão dos Lagares e do bairro da Mouraria, das suas gentes e transformações políticas e religiosas no período anterior ao terramoto de 1755.

A mostra, “Quarteirão dos Lagares: da Mouraria à Vila Nova”, tem como base escavações arqueológicas que tiveram lugar entre 1999 e 2013, conduzidas por investigadores da NOVA FCSH. Essas escavações foram realizadas no contexto das obras de reconversão do Quarteirão dos Lagares, num equipamento municipal relacionado com o empreendedorismo.

A exposição, patente de julho a outubro de 2016 no Centro de Inovação da Mouraria, resultou de uma iniciativa do Centro de Arqueologia de Lisboa em parceria com a Direção Geral do Património Cultural e o Centro de História d’Aquém e d’Além Mar (CHAM), unidade de investigação da NOVA FCSH.

Legenda da imagem: pormenor do painel de azulejos Lisboa antes do Terramoto (Museu Nacional do Azulejo).