FCSH +Lisboa

maislisboa_1024_514

 

Há uma nova forma de conhecer Lisboa

+ inovadora + visual + interativa

a partir do que se investiga na NOVA FCSH

De Belém ao Parque das Nações

Do Terreiro do Paço ao Paço do Lumiar

De Lisboa antiga à do século XXI

Esta é a marca da NOVA FCSH na cidade

 

O que é o projeto FCSH +Lisboa?

FCSH +Lisboa – Conhecer e contar a cidade é um projeto editorial pioneiro multiplataforma da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH).

Professores e investigadores desta faculdade têm estudado Lisboa a partir dos vários olhares das artes, das línguas e das ciências sociais e humanas. O FCSH +Lisboa abre essa investigação ao público em geral, de uma forma simples, funcional e atrativa.

Partindo de um espólio de quase 500 teses de mestrado e doutoramento, artigos, capítulos de livros, livros e projetos de investigação, indexados a uma base de dados até novembro de 2016 (e em contínua atualização), o FCSH +Lisboa reúne centenas de curiosidades, memórias, intervenções e roteiros diferenciados de Lisboa.

No dia do seu lançamento, a 28 de novembro de 2016, o website continha mais de 100 peças jornalísticas feitas com base na investigação da NOVA FCSH, 50 peças institucionais sobre a intervenção da faculdade e das suas unidades de investigação na cidade, 120 pontos de interesse georreferenciados e três roteiros. Este número é atualizado a um ritmo quase diário.

Este projeto, pioneiro em Portugal, liga a faculdade à cidade e potencia a comunicação de ciência e cultura, indo ao encontro de uma tendência que se verifica nas mais importantes capitais europeias.

 

Como navegar no website FCSH +Lisboa?

Há três formas de tirar o máximo partido dos conteúdos disponíveis no website, preparado para explorar as potencialidades do ambiente digital e da georreferenciação.

  1. Através do mapa

Pode percorrer o mapa que surge na parte superior e clicar nos vários “map markers” para aceder a uma breve descrição; os ícones e as cores dos marcadores revelam a categoria do ponto de interesse (como, por exemplo, edifícios, locais com história, cinemas ou literatura). Ao clicar no título de cada descrição, é remetido para o artigo na íntegra.

2.  Através do menu

O site está organizado em três grandes campos: Conhecer reúne peças curtas, simples e atrativas que funcionam como porta de entrada para a investigação da NOVA FCSH; Intervir inclui conteúdos institucionais sobre a intervenção da faculdade e das suas unidades de investigação na cidade; Explorar é um convite a percorrer roteiros temáticos ou geográficos por Lisboa.

3. Através de categorias

Todos os conteúdos estão organizados por Temas (arquitetos de Lisboa, sons e músicas, literatura, gentes e vivências, edifícios com história, entre outros), Tempos (de Lisboa antiga à do século XXI) e Territórios, que abarcam toda a cidade.

O FCSH +Lisboa está também disponível no Facebook e no Foursquare, uma aplicação que usa a georreferenciação para lhe dar os locais de interesse próximos de si.