Leituras digitais: Lisboa para crianças e para famílias

Folheia-se página a página, como em papel. É um livro digital a pensar em crianças, num jogo de interação que revela marcos e lendas, figuras e símbolos da cidade. E até o Marquês de Pombal lhes responde…

Pode ser usado na sala de aula, mas também no sofá da casa ou no cantinho da biblioteca, e procura alimentar a curiosidade que dá sentido ao aprender. Bem divertido será usar este livrinho digital e transportável ao ar livre, num dispositivo móvel, numa visita de grupo ou em família ao próprio local de que se fala: Mosteiro dos Jerónimos, Praça do Martim Moniz, junto à estátua do Marquês de Pombal, na Rotunda.

Porque há sempre palavras difíceis quando se fala de História e do passado (esferas armilares, peleja, cordame, batentes…) ou porque se usam palavras menos comuns para falar de momentos extraordinários (sumptuosidade, elucidativo, constância…), neste livro digital elas são explicadas à velocidade de um clique caso não sejam do conhecimento dos jovens leitores  – ou mesmo de leitores mais velhos, que os acompanhem, que muitos pais e avós também gostam de conhecer locais e personagens históricas, aqui traçadas com qualidade e defeitos…

Não desvendamos mais segredos sobre este recurso educacional gratuito. Acrescentamos que tem um par, um caderno de exercícios onde todos podem exercitar a memória e consolidar conhecimento.

Esta foi uma encomenda da Vereação de Educação da Câmara Municipal de Lisboa (CML) ao Centro de Investigação para Tecnologias Interativas – CITI da NOVA FCSH. Existe em APP, em breve disponível na loja Google. Está já em curso a preparação de uma segunda obra que aborda catástrofes naturais que atingiram Lisboa: o terramoto de 1755 e o incêndio dos anos 80 do século passado, no Chiado.

Veja o livro digital Lisboa da Plataforma Digital dos Concelhos de Portugal

Legenda da imagem: capa do Livro Digital “Lisboa”. Créditos: CITI.

Siga e partilhe:
20

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *