20 Outubro, 2018

Livro do mês #Fevereiro 2018: Lisboa nas palavras dos outros

Da Lisboa magnífica de princípios do século XVIII à cidade devastada pelo seu acontecimento mais icónico; da Lisboa dos refugiados durante a II Guerra Mundial  à cidade tórrida de Antonio Tabucchi. Este livro, coordenado por Ana Isabel Queiroz, é a narrativa das narrativas sobre Lisboa.

Lisboa nas narrativas – Olhares do exterior sobre a cidade antiga e contemporânea” reúne 11 ensaios e um conto sobre a cidade, explorando os vários retratos que escritores estrangeiros fizeram da capital ao longo dos séculos.

A obra, coordenada por Ana Isabel Queiroz, investigadora FCT na NOVA FCSH, foi publicada em 2012 mas continua atual e pertinente: o estudo da relação entre a literatura e a geografia é intemporal e necessário. Foi esse, aliás, o objetivo do projeto de investigação “Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental”, no qual se enquadra este livro.

O contributo dos relatos de estrangeiros para o conhecimento da cidade abre a obra, num texto assinado por João Pimentel. Ana Catarina Ramos e Sasha Lima exploram as imagens de Lisboa setecentista em Arthur William Costigan, Giuseppe Gorani e Johann Link; Isabel Fernandes Alves olha para a Lisboa representada no livro emblemático de Edward Paice, “A Ira de Deus: O Grande Terramoto de Lisboa de 1755” (2008). João Henrique Banha detém-se na Lisboa representada no romance de Thomas Mann, “As confissões de Felix Krull, cavalheiro de indústria” (2003). Outras representações da cidade ocupam os restantes capítulos, assinados por Ângela Pardelha, Chiara Spadaro, Ida Alves, Isabel Vasconcelos Ferreira e Nuno Ivo.

O livro termina com um conto, da autoria de João Eduardo Ferreira, que consegue conjugar a sua experiência pessoal com uma Lisboa do século XVI, representada em “O último cabalista de Lisboa” (1996), de Richard Zimler.