22 Outubro, 2018

Memórias cruzadas da Exposição do Mundo Português

imagem: Família Paiva na Exposição do Mundo Português (1940), Lisboa.

Antropólogas da NOVA FCSH resgatam a pluralidade da memória, contrapondo memórias oficiais e pessoais, memórias escritas e orais, memórias institucionais e sensoriais. Registos das lembranças dos visitantes da Exposição do Mundo Português de 1940.

A exposição “Fora do Padrão. Lembranças dos visitantes da Exposição de 1940”, concebida em parceria entre o CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia, pólo da NOVA FCSH – e o Padrão dos Descobrimentos, explora memórias de 28 pessoas que visitaram a Exposição do Mundo Português. O objetivo: contrapor e complementar a visão oficial do evento construída pelo regime salazarista.

Ao longo de um ano, uma equipa de investigadoras do CRIA entrevistou pessoas que, na sua infância ou adolescência, visitaram a exposição realizada em 1940 para comemorar o duplo centenário da Fundação e da Restauração da Independência. A exposição Fora do Padrão constrói-se a partir dessas lembranças. Registadas em vídeo e materializadas em objetos e fotografias, essas lembranças evocam sentidos e emoções pessoais que se contrapõem ou complementam abordagens dos registos oficiais.

A exposição, patente ao público no Padrão dos Descobrimentos de 25 de junho a 30 de outubro de 2016, procurou explorar emoções e sentidos – não apenas os estritamente visuais, habitualmente privilegiados na pesquisa de arquivo histórico – e sair dos seus limites para deambular entre Belém e outros bairros de Lisboa, naquele tempo de plena II Guerra Mundial. Também as lembranças dos visitantes deambulam entre a parvónia e o espetáculo, a pobreza e o bem-estar, o trabalho e o lazer, o espanto e o corriqueiro.

Novos depoimentos sobre esta vivência de décadas passadas são ainda bem-vindos. Convidam-se visitantes da exposição de 1940 a contribuir com as suas próprias memórias, complementando o arquivo já existente. Contacto: arquivoforadopadrao@egeac.pt.

A exposição Fora do Padrão foi destacada na RTP, no Expresso, no Diário de Notícias e na Rádio Renascença, entre outros media.

Legenda da imagem: Família Paiva na Exposição do Mundo Português (1940), Lisboa.

 

Escrito por
FCSH +LISBOA
Ver todos os artigos
Deixe uma resposta

Escrito por FCSH +LISBOA

O PROJETO

Uma nova forma de conhecer Lisboa
+ inovadora + visual e + interativa
a partir do que se investiga na NOVA FCSH. [Saiba +]

APRENDER SOBRE LISBOA NA NOVA FCSH 2017/2018

Tempos e cidades (1.º semestre)
Unidade curricular do mestrado em Estudos Urbanos, aberta a alunos externos. [Saiba +]

História de Lisboa Medieval (1.º semestre)
Unidade curricular do mestrado em História, aberta a alunos externos. [Saiba +]

A cidade na cultura oitocentista (2.º semestre)
Unidade curricular do mestrado em História da Arte, aberta a alunos externos. [Saiba +]

Unidades de Investigação da FCSH/NOVA

Clique aqui para aceder às 16 unidades de investigação da FCSH/NOVA.

FCSH +LISBOA NAS REDES