Recordando Pete Seeger: The Power of Song

Documentário sobre a vida e obra do músico norte-americano Pete Seeger (1919-2014) abriu o ciclo de conferências Music as Power, a decorrer até maio na NOVA FCSH.

O documentário Pete Seeger: The Power of Song (2007) apresenta a obra desta figura de referência na música folk e de intervenção norte-americana. Com o seu banjo, Pete Seeger marcou gerações de ativistas sociais naquele país e em todo o mundo pela forma como usou a canção de protesto (sempre incentivando a que fosse cantada também por quem a ouvia) enquanto força motriz de inconformismo e vontade de mudança.

Marcando a primeira sessão deste ciclo de conferências, a 15 de dezembro, na NOVA FCSH, este documentário foi comentado por uma figura especial: Anthony Seeger, sobrinho de Pete e neto de Charles Seeger, também ele um influente compositor e musicólogo norte-americano. Professor Emérito de Etnomusicologia da Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA), Anthony Seeger é um ativo apoiante da world music, tendo compondo também ele muitas músicas de intervenção. Entre outros países, realizou trabalho de campo no Brasil.

Anthony Seeger, que há muito colabora com investigadores do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) da NOVA FCSH, foi um dos participantes da conferência internacional ICPSong’16, Canção de Protesto e Mudança Social, que se realizou em junho de 2016 entre Lisboa e Grândola.

Os outros filmes deste ciclo de Conferências, organizado pelo INET-md em parceria com o Observatório da Canção de Protesto,  são L’ Internationale (16 de fevereiro de 2017), apresentado por Rúben de Carvalho, Mudar de Vida (16 de março) e Music is the Weapon (18 de maio), apresentado por Michael Veal. As sessões, a decorrer no Auditório 1 da NOVA FCSH, são abertas ao público e de entrada gratuita.

Cartaz do “Ciclo de cinema Music as Power”


Siga e partilhe:
20

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *