Cruzando música e mobilidade humana

Investigadores de 26 países reuniram-se na NOVA FCSH para discutir e representar papéis, sons e experiências musicais na vida das pessoas em mobilidade. O evento contou com concertos gratuitos, workshops e palestras com produção musical.

Foram três dias intensos de cultura, criatividade e globalização, performance musical, migração e contacto de culturas através da música. Assim decorreu o programa da conferência internacional Música e Mobilidade Humana (ICMHM’16), realizada em junho de 2016 como parte integrante da série de conferências Redefining Community in Intercultural Context (Brasov, Roménia).

Salientam-se, entre outros, as participações de John Baily (Goldsmith College, Universidade de Londres, Reino Unido) que focou aspetos da performance musical na diáspora islâmica afegã, de Verónica Doubleday (também do Goldsmith College), que apresentou a sua pesquisa sobre canções de mulheres muçulmanas, de Michael Fuhr (Universidade de Hildesheim, Alemanha) que falou sobre K-Pop e as representações identitárias globalizantes e do compositor Mostafa Anwar Swapan, do Bangladesh, que orientou workshops em canto sufi semi-clássico.

Numa organização conjunta do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) e da Academia da Força Aérea Henri Coanda (Brasov, Roménia), o encontro contou com dois concertos abertos à população.

O primeiro concerto teve lugar no templo da Comunidade Hindu de Portugal e incluiu  uma obra intitulada “Gita Gobindam”, com poesia e música composta por Mostafa Anwar Swapan exclusivamente para este evento, com influências musicais do Bangladesh e da Índia. O segundo, uma jam session,  juntou todos os participantes na esplanada da NOVA FCSH.

Legenda da imagem: concerto na NOVA FCSH com a participação de João Nogueira, Claudio Cosi, Giulio Gianì, Maria Espírito Santo e Sabina Arias.