13 Novembro, 2018

O que é o projeto?

Há uma nova forma de conhecer Lisboa + inovadora + visual + interativa a partir do que se investiga na NOVA FCSH.

FCSH +Lisboa – Conhecer e contar a cidade é um projeto editorial multiplataforma da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH).

Professores e investigadores desta Faculdade têm estudado Lisboa a partir dos vários olhares das artes, das línguas e das ciências sociais e humanas. O FCSH +Lisboa abre essa investigação ao público em geral, de uma forma simples, funcional e atrativa.

Partindo de um espólio de quase 500 teses de mestrado e doutoramento, artigos, capítulos de livros, livros e projetos de investigação, indexados a uma base de dados até novembro de 2016 (e em contínua atualização), o FCSH +Lisboa reúne centenas de curiosidades, memórias, intervenções e roteiros diferenciados de Lisboa.

No dia do seu lançamento, a 28 de novembro de 2016, o website continha mais de 100 peças jornalísticas feitas com base na investigação da NOVA FCSH, 50 peças institucionais sobre a intervenção da faculdade e das suas unidades de investigação na cidade, 120 pontos de interesse georreferenciados e três roteiros. Este número é atualizado a um ritmo quase diário.

Este projeto, pioneiro em Portugal, liga a Faculdade à cidade e potencia a comunicação de ciência e cultura, indo ao encontro de uma tendência que se verifica nas mais importantes capitais europeias.

O PROJETO

Uma nova forma de conhecer Lisboa
+ inovadora + visual e + interativa
a partir do que se investiga na NOVA FCSH. [Saiba +]

APRENDER SOBRE LISBOA NA NOVA FCSH 2017/2018

Tempos e cidades (1.º semestre)
Unidade curricular do mestrado em Estudos Urbanos, aberta a alunos externos. [Saiba +]

História de Lisboa Medieval (1.º semestre)
Unidade curricular do mestrado em História, aberta a alunos externos. [Saiba +]

A cidade na cultura oitocentista (2.º semestre)
Unidade curricular do mestrado em História da Arte, aberta a alunos externos. [Saiba +]

Unidades de Investigação da FCSH/NOVA

Clique aqui para aceder às 16 unidades de investigação da FCSH/NOVA.

FCSH +LISBOA NAS REDES