19 Julho, 2019

Podcast #4: à conversa com Jacinto Godinho

“A PIDE antes da PIDE” ou “Os últimos dias da PIDE” são séries documentais de Jacinto Godinho, jornalista da RTP, professor da NOVA FCSH e investigador do Instituto de Comunicação da Nova (ICNOVA), que revelam faces da polícia política do Estado Novo e da ditadura até então desconhecidas do grande público.  Até à Revolução dos Cravos, Lisboa foi palco de celebrações, mas também de muitas tragédias.

“Eu digo normalmente que ao investigar a PIDE estava a investigar 48 anos de jornalismo que não se fez”, afirma Jacinto Godinho. Este foi o mote para mais de 10 anos de estudo da polícia política que teve vários nomes, várias sedes e foi protagonista de acontecimentos que nunca viram as páginas dos jornais.

Oiça as histórias da PIDE em Lisboa, pela voz de Jacinto Godinho. Faça play no leitor:

Veja o teaser #4

Ana Sofia Paiva e Dora Santos Silva