Revisitar Lisboa: novos estudos e novos olhares

Que espaços e que grupos sociais foram mais relevantes na cidade nos séculos XIX e XX, histórica e socialmente? Este é um dos pontos de partida para um ciclo de conferências sobre a evolução da cidade de Lisboa, numa iniciativa do Instituto de História Contemporânea com o apoio da União das Associações de Comércio e Serviços.

“Novos estudos & novos olhares sobre a cidade: Lisboa do Terramoto à Revolução de Abril” é o tema de um ciclo de conferências mensais do âmbito da História, da Sociologia e das Humanidades Digitais, com a capital sempre como pano de fundo. São onze conferências que compõem este ciclo, de fevereiro a dezembro de 2017, onde se pretende renovar o olhar sobre a cidade, apresentando e discutindo trabalhos, textos ou projetos que têm Lisboa como cenário ou atriz, num arco temporal entre os séculos XIX e XX, num programa multidisciplinar.

Por um lado, será caracterizada a vivência quotidiana, a sociabilidade e as dinâmicas culturais, sociais ou políticas daqueles que viveram ou passaram pela cidade. Por outro, pretende-se também analisar o seu espaço físico, o seu pulsar urbano, as suas transformações.

O ciclo de conferências é organizado por Daniel Alves e Rosa Fina, no âmbito das atividades do Instituto de História Contemporânea (IHC). Historiador da FCSH/NOVA, Daniel Alves foi autor da tese de doutoramento, já publicada em livro, sobre o papel dos lojistas de Lisboa e a sua adesão ao movimento republicano.

Hora e local: Sempre às 18h na Sala do Conselho da União das Associações do Comércio e Serviços – Rua Castilho, 14 – Lisboa

PROGRAMA

22 de fevereiro – David Sousa-Rodrigues (Centre for Complexity and Design, The Open University) e Mafalda Teixeira de Sampayo (CIES-IUL, Departamento de Arquitectura e Urbanismo, Instituto Universitário de Lisboa): Random-Walks on the plans for the 1755 Lisbon reconstruction. Cities as Complex Systems
29 de março – Ana Gil (CERIS – Instituto Superior Técnico): Lisboa conventual: reconstrução digital de património arquitetónico