26 Janeiro, 2020

Assinalar 120 anos sobre o nascimento de Almada Negreiros

Escultura alusiva a Almada Negreiros

A vida, pensamento e obra de um dos principais artistas portugueses do século XX foi tema de Colóquio Internacional realizado na Fundação Calouste Gulbenkian organizado pelo Instituto de História de Arte da NOVA FCSH.

José Sobral de Almada Negreiros, um dos atores principais do movimento modernista português, foi homenageado num congresso internacional que reuniu estudiosos nacionais e estrangeiros.

O evento, que assinalou os 120 anos sobre o nascimento do artista e 100 anos sobre a sua primeira exposição, decorreu em novembro de 2013 na Fundação Calouste Gulbenkian. O programa cultural incluiu duas sessões temáticas na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, um jantar de encerramento e uma visita de estudo pela “Lisboa de Almada”.

A iniciativa pertenceu ao projeto Modernismo Online, em parceria com o Instituto de Literatura e Tradição (IELT) e o Instituto de História de Arte (IHA).

Consulte o programa do evento, veja a reportagem do evento e o vídeo promocional.

Legenda da imagem: escultura alusiva a Almada Negreiros. Fotografia de Manuelvbotelho [CC].