28 Setembro, 2020

Fotografia participativa: Olhares da Kova

Olhares da Cova

Jovens entre os 10 e os 18 anos foram os autores de uma exposição fotográfica sobre o bairro da Cova da Moura patente na NOVA FCSH. Na origem, uma pesquisa de doutoramento em Ciências da Comunicação, sobre o papel da fotografia participativa nos processos de construção identitária de jovens de periferia.

A fotografia enquanto veículo capaz de estimular um olhar diferenciado sobre a realidade foi o tema tratado na tese de doutoramento de Daniel Meirinho de Sousa, em Ciências da Comunicação (2013). Jovens de bairros pobres da capital – e de zonas rurais e de periferia do Brasil – foram preparados para captar fotograficamente o ambiente à sua volta, os seus familiares, eles mesmos. As fotografias captadas e escolhidas por estes jovens serviriam de base a reflexões individuais e debates de grupo, dando corpo ao projeto Olhares em Foco.

Após a conclusão da sua tese de doutoramento, entretanto publicada em livro, o autor prosseguiu esta metodologia, replicando a intervenção junto de outros jovens da periferia. Foi o caso do bairro da Cova da Moura. A grande motivação que este processo desencadeou levou os  jovens deste bairro a produzirem a exposição “Olhares da Kova”, sobre o seu quotidiano.

Promovido pela Associação Cultural Moinho da Juventude,  este projeto de intervenção incluiu vídeos e outros produtos de comunicação como forma de incentivar os intervenientes, com idades entre os 10 e os 18 anos, a pensar por si próprios, a expressar os seus pontos de vista e a interagir de forma positiva com outras pessoas e a comunidade onde vivem.

A exposição fotográfica “Olhares da Kova” esteve patente de 10 dezembro a 6 janeiro de 2014 na fachada e interior da Torre B, integrada nas atividades de Natal da FCSH/NOVA. Esta presença na Faculdade incluiu uma sessão de debate sobre o projeto Olhares em Foco e os contextos juvenis na Cova da Moura.

O livro de Daniel Meirinho, Olhares em Foco: Fotografia participativa e empoderamento juvenil, que resultou da sua tese de doutoramento encontra-se publicado em formato digital.

Legenda da imagem: Exposição Fotográfica Olhares da Kova. Fotografia de Tiago Borges.