O estigma do Casal Ventoso: paradigma de uma maleita social

Cenário de vários estigmas, o Casal Ventoso é retratado negativamente desde a sua origem e não apenas pelo olhar dos media atuais.

Considerado um bom exemplo no início da sua edificação, nos primeiros anos do século XX, o Casal Ventoso, que se estendia ao longo de uma encosta do Vale de Alcântara, rapidamente começou a ser associado a problemas sociais. Até 1950, o estigma foi sendo formado em torno da miséria. É descrito em abril de 1934 como uma “mancha de pobreza vergonhosa”, num artigo publicado no Diário de Notícias, dada a ausência de acessos, despejo de lixo e lamaçais. Surge noutras fontes associado a pobreza material e espiritual, promiscuidade sexual e descristianização por não existir uma capela no bairro. Os seus habitantes, a maior parte operários fabris, eram vistos como pouco cívicos e próximos dos ideais políticos comunistas subversivos.

Na segunda metade do século XX, o bairro foi elevado a lugar de delinquência e de atividades ilegais, culminando na década de 1990 no estigma da droga, que alcançou mediatismo nacional. Isso aconteceu não só pela opinião generalizada de políticos, médicos e público em geral de que a droga era o novo problema social e moral, mas também pelos media, que converteram o Casal Ventoso em objecto jornalístico, reproduzindo os seus estigmas.

Este processo de estigmatização do Casal Ventoso é explorado no artigo “O estigma como espelho: notas sobre a deterioração de uma identidade territorializada” (1999), de Miguel Chaves, sociólogo na NOV FCSH.

O Casal Ventoso foi, já no século XXI, objeto de reconversão social. A sua população foi realojada em habitação social construída ao longo da Avenida de Ceuta, num processo que terminou em fevereiro de 1999. 

Legenda da imagem: Casa Ventoso. Fotografia de Fernando Costa.

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