16 Setembro, 2019

Podcast #3: à conversa com Ana Isabel Buescu

O segundo terramoto mais devastador da História de Lisboa aconteceu a 26 de janeiro de 1531. Um fenómeno com quase 500 anos ficou registado em cartas, crónicas e até versos. Ana Isabel Buescu, professora da NOVA FCSH e investigadora do CHAM – Centro de Humanidades, recorda este terramoto esquecido.

Foi ofuscado por aquele que é considerado “o” terramoto de Lisboa – o de 1755 -, mas este deixou também um rasto de destruição: ceifou a vida a cerca de 30 mil pessoas, segundo estimativas, e danificou alguns dos principais edifícios da Lisboa seiscentista, como a Torre de Belém e o Paço da Ribeira (a casa da família real). O terramoto de 26 de janeiro de 1531 foi recordado por Ana Isabel Buescu, na terceira edição do podcast +Lisboa.

Uma conversa para ser ouvida, aqui. Faça play no leitor

Veja o teaser do podcast #3

Ouça todos os podcasts +Lisboa aqui.

Ana Sofia Paiva e Dora Santos Silva
Escrito por Ana Sofia Paiva e Dora Santos Silva