25 Maio, 2019

Podcast #6: à conversa com Gonçalo Antunes

Refletir sobre as sinergias entre o alojamento local para turistas, os residentes e a comunicação entre os subúrbios e o centro de Lisboa é importante para pensar a cidade de hoje. Este é o mote do mais recente trabalho de Gonçalo Antunes, investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) e professor no departamento de Geografia e Planeamento Regional da NOVA FCSH.

“A partir do momento em que não vive ninguém no centro de uma cidade ou em qualquer espaço, a própria cidade perde o seu interesse”, afirma Gonçalo Antunes, geógrafo, investigador do CICS.NOVA e professor no departamento de Geografia e Planeamento Regional da NOVA FCSH. As políticas de habitação e de alojamento local para Lisboa são necessárias, mas são os residentes que importam neste cenário de crescente turismo.

O investigador é o autor do livro “Políticas de habitação – 200 anos” (1820-2020), resultante da tese de doutoramento. Gonçalo Antunes refere que, atualmente, 12 a 15 por cento da cidade é de habitação pública e a Alta de Lisboa –  “nome comercial” para o Alto do Lumiar – tem uma oportunidade para se afirmar neste contexto turístico.

Oiça o sexto episódio do podcast, com Gonçalo Antunes. Faça play aqui:

Veja o teaser #6, aqui:

Ana Sofia Paiva e Dora Santos Silva