Sabia que existem cerca de 150 ‘bairros’ em Lisboa, cujos limites não correspondem às designações administrativas, mas que foram consagrados pelos próprios habitantes? Afinal, o que distingue um bairro?
O projeto Bairros em Lisboa reuniu investigadores do Centro de Estudos de Arquitetura, Cidade e Território da Universidade Autónoma de Lisboa e Nuno Pires Soares do CICS.NOVA da NOVA FCSH num objetivo comum: procurar entender o que define hoje um bairro pela voz dos lisboetas, compreender os contextos em que emergiram e analisar em profundidade seis bairros: Telheiras, Campo de Ourique, Alvalade, Graça, Ajuda e Galinheiras.
Os resultados dos 720 inquéritos realizados à população lisboeta e os seis estudos de caso mostram que um bairro tem várias definições que ultrapassam limites administrativos ou planos urbanísticos: nasce pela voz dos próprios habitantes que identificam o local onde vivem como “bairro”, fruto de marcas que permitem assumir esta identidade, como comércio, uma praça para convívio ou simplesmente um sentimento de pertença coletivo.
O comércio tradicional e a vida diurna de rua são as características mais apontadas pelos lisboetas como representativas de um bairro.
Créditos da imagem em destaque: Nuno Pires Soares.