Uma tese de mestrado em Antropologia da NOVA FCSH deu origem ao filme “Cidade Guiada” – um olhar sobre a revalorização do centro de Lisboa através do turismo.
“Quando outros países têm outra coisa a vender, Portugal vende as suas cidades.” A afirmação é de Mara, guia turística que participa na dissertação de mestrado de Catarina Leal em Antropologia (2014) da NOVA FCSH e no filme que dela resultou – “Cidade Guiada”. Em ambos são discutidos os desafios da reabilitação do centro histórico de Lisboa.
Através de visitas guiadas por Alfama, Mouraria e Graça e das conversas que se vão gerando entre os seus guias turísticos, o filme documenta a forma como o turismo tem acelerado o processo de reabilitação destes bairros. Porém, a perda de antigos habitantes e das “pessoas autênticas” gera uma autenticidade encenada para agradar a turistas.
Este reverso da medalha é representando num dos muitos diálogos do filme: “acabaram com as tabernas, agora fazem coisas a imitar tabernas; acabaram com as padarias, agora fazem coisas a imitar padarias”.
Créditos da imagem: Nuno Pires Soares.