LX Conventos: histórias das casas religiosas de Lisboa

Em 1834, existiam cerca de 100 casas religiosas em Lisboa. Decretada a extinção das ordens religiosas a 30 de maio desse ano, esses edifícios conheceram diferentes destinos.

Mosteiros, conventos, hospícios e outras casas religiosas caracterizavam a paisagem urbana de Lisboa, marcadamente sacra. Impunham-se pela sua relevância arquitectónica, artística e localização privilegiada.

Em 1834, no final da guerra civil que opôs partidários da monarquia absoluta e da monarquia constitucional, com a vitória destes últimos foi decretada a extinção das ordens religiosas e encerradas todas as suas casas. Que destino seria dado aos mais de 100 edifícios que mapeavam a cidade nesse século? Esta é a questão de partida do projeto de investigação LXConventos: da Cidade Sacra à Cidade Laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa so século XIX que procura estudar o impacto desta extinção no desenvolvimento e imagem da nova cidade liberal.

O website que resultou do projeto permite aceder a um mapa interativo onde é possível visualizar todas as casas religiosas existentes em 1834 e comparar essa mancha urbana com 2015. Cada edifício tem uma ficha técnica com informação detalhada, como a sua localização, caracterização e função atual, e suporte fotográfico. A visualização das cartas e plantas topográficas de 1650 a 1950, um glossário, artigos científicos desenvolvidos no âmbito do projeto e uma área de notícias são outras funcionalidades que o website oferece ao público em geral.

Desenvolvido entre 2013 e 2015, com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, o projeto teve como investigadora principal Raquel Henriques da Silva, do Instituto de História da Arte (IHA) da NOVA FCSH e resultou de uma parceria entre esta faculdade, o Departamento de Património Cultural da Direção Municipal de Cultura, o  Arquivo Nacional da Torre do Tombo e o NOVALINCS.