Quatro anos a contar Lisboa através da investigação científica

A missão de conhecer Lisboa continua a ser o motor deste projeto que tem vindo a crescer ao longo de quatro anos. A caminhada começou a 28 de novembro de 2016 e desde então que se aprecia Lisboa através da lupa da investigação da NOVA FCSH.

São mais de 350 artigos, 10 roteiros e um podcast de seis episódios que compõem este projeto que hoje assinala quatro anos. Através da investigação que se faz na NOVA FCSH, no campo das Humanidades, das Ciências Sociais e das Artes, o FCSH +Lisboa tem levado o melhor da Academia ao público através da sinergia entre investigadores, docentes e estudantes.

O último ano foi desafiante a todos os níveis, não só pela pandemia que nos assolou, mas também pelo desafio de levar o projeto a mais leitores. Decidimos, assim, estar presentes no Instagram, conta que tem hoje mais de 600 seguidores, e no Facebook as publicações têm alcançado 800 a 1500 utilizadores, com perto de cinco mil gostos e seguidores na página.

Renovamos o nosso website, dando-lhe um novo rosto: mais acessível, mais intuitivo e mais agradável. Estabelecemos, ainda, uma parceria com A Mensagem de Lisboa, jornal digital da cidade, em que estudantes de licenciatura em Ciências da Comunicação da NOVA FCSH escreveram uma série de reportagens para assinalar o centenário do jornal Diário de Lisboa.

O balanço é positivo e move-nos a ânsia de continuar a levar um outro (novo) olhar sobre Lisboa. Não sabemos o futuro, mas continuamos a conhecer a cidade através da lupa da investigação. Nas palavras de Bernardo Soares, heterónimo de Fernando Pessoa: “Vivo sempre no presente. O futuro, não o conheço. O passado, já o não tenho. Pesa-me um como a possibilidade de tudo, o outro como a realidade de nada.”

O nosso sincero obrigado a quem nos continua a acompanhar.