Nossa Senhora das Dores: um convento mesmo ao lado da NOVA FCSH

Quem passa pela Avenida de Berna, junto à cerca do Hospital Curry Cabral, não imagina que esse muro delimitou um convento oitocentista.

O Convento da Nossa Senhora das Dores, também conhecido como Convento do Rego ou Convento das Convertidas da Nossa Senhora do Rosário, foi fundado depois de 1768, na Rua da Beneficência, 8, por D. Margarida das Mercês de Maré, dama francesa, para recolhimento de freiras franciscanas. Mais tarde, D. Maria I ordenaria a construção da igreja e a ampliação do Real Recolhimento do Rego.

Decretada a extinção das ordens religiosas em 1834, o convento esteve muitos anos abandonado, acabando por ser demolido. Em 1905, é fundado o Hospital Curry Cabral na antiga cerca do convento. A igreja acabaria também por ser demolida em 1956.

Consulte o website do projeto “LXConventos: da Cidade Sacra à Cidade Laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX” para conhecer o destino que foi dado a outras casas religiosas de Lisboa após a extinção das ordens religiosas.

Desenvolvido entre 2013 e 2015, com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, o projeto teve como investigadora principal Raquel Henriques da Silva, do Instituto de História da Arte (IHA) da NOVA FCSH e resultou de uma parceria entre esta Faculdade, o Departamento de Património Cultural da Direção Municipal de Cultura, o  Arquivo Nacional da Torre do Tombo e o NOVALINCS.

Siga e partilhe:
20

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *